16.6 C
Nova Iorque
sexta-feira, maio 17, 2024

Como os dados têm mudado o Field Service

Denominada como Field Service – ou Serviço de Campo, em português – esta área dos serviços de TI é responsável pela resolução de problemas de alta complexidade, em que os técnicos responsáveis vão até a fonte do problema. Diferentemente do Help Desk e do Service Desk, que são responsáveis, respectivamente, por problemas de baixa e média complexidade e que podem ser realizados de maneira remota, é neste momento que os profissionais saem de trás das telas e prestam um serviço mais dedicado e assertivo aos clientes. Contudo, apesar de não ser um nome tão conhecido, saiba que o Field Service não é uma novidade no ramo da tecnologia. Muito antes do boom da tecnologia e da otimização das ferramentas, ir até o cliente era a única maneira de resolver qualquer tipo de problema, desde os mais simples até os mais complicados. Para se ter uma ideia, o Serviço de Campo tem se consolidado tanto, que estudos da Stratistics MRC projetam um faturamento de US﹩ 4,45 bilhões na área até o ano de 2022.

Como os dados têm mudado o Field Service

E, com a aceleração da transformação digital, impulsionada, principalmente, pela pandemia de Covid-19, ficaram em evidência questões como a necessidade de as empresas “apertarem” o passo e investir com mais afinco em ferramentas tecnológicas para dar continuidade em seus negócios e como utilizá-las ao seu favor para prestar um bom serviço aos clientes. Mas, com tantas opções surgindo no mercado, como fazer isso?

No ramo de Field Service, por exemplo, é preciso estar atento a parceiros que entendam seu papel com a transformação digital e que a utilizem a seu favor é de suma importância para garantir um serviço de qualidade e que realmente traga benefícios para o seu modelo de negócios. Um bom exemplo disso são as empresas que usam mecanismos de geolocalização para que os clientes possam acompanhar em tempo real o andamento dos serviços solicitados, o que tem otimizado tempo e recursos de ambas as partes.

Outro ponto interessante é a segurança, fluidez e qualidade nos processos. Isso porque, enquanto nos modelos tradicionais a cadeia de terceirização torna-se praticamente infinita, gerando maiores custos em bitributação e má remuneração dos técnicos que atendem aos chamados, utilizar-se de plataformas que contam com profissionais credenciados com um bom histórico profissional, as etapas passam a ser menores e mais centralizadas, garantindo o controle de qualidade, redução de custo de até 30% com suporte de TI e pagamentos mais atrativos aos técnicos, o que também impacta diretamente no incentivo e motivação para uma boa execução do trabalho.

Além disso, plataformas de Field Services que já nasceram neste “novo mundo cibernético” também contam com um time especializado e imerso em tecnologia, disponibilizando análises dos serviços e proporcionando insumos para que os solicitantes entendam, de fato, quais pontos são mais sensíveis no âmbito tecnológico e quais possíveis problemas podem encontrar no caminho graças às análises preditivas realizadas por meio de Inteligência Artificial. Com isso, é possível antecipar-se e assegurar um bom andamento do trabalho dentro da companhia, evitando gastos e reparos desnecessários.

Para um futuro não tão distante, o Field Services também vai contar com uma integração completa de seus serviços ao ambiente digital, investindo cada vez mais em ferramentas e metodologias que coloquem a experiência do cliente em foco por meio da Internet das Coisas, utilização de drones e robôs para prestar assistência e seguranças aos técnicos, além de investir ainda mais em Big Data e Machine Learning, tornando os serviços cada vez mais proativos e preditivos.

Por tanto, estar atento aos recursos deste (não tão) novo mundo pode impactar diretamente na eficácia e produtividade das empresas e, até mesmo, no modelo de negócios do próprio Serviço de Campo, garantindo um atendimento altamente qualificado e com o melhor custo-benefício para sua empresa.

*Fábio Freire é CEO e fundador da FindUP, uma das maiores companhias de Field Services do país.

Tatiane Bertolino
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

Related Articles

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay Connected

22,020FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Latest Articles