Após um ano corrido onde você de desdobrou para cuidar dos filhos, conseguir aquela promoção no trabalho ou fechar o ano com boas notas na escola, chegou a hora de descansar. As férias estão aí para tirar todo o peso sobre nossos ombros carregados durante todo o ano. Porém, você toma os devidos cuidados? Tem ideia dos seus direitos caso haja algum problema? Já tem definido o destino?
Para começar a planejar aquela viagem de férias tão esperadas, a palavra é exatamente essa: Planejamento.
Quando se pensa em fazer uma viagem, não cometa o erro de deixar para a última hora. Fazendo isso, as chances de algo dar errado são enormes. Busque pesquisar preços e condições de pagamento acessíveis. Encontre um lugar de seu gosto e que tenha opções de lazer ou descanso. Para encontrar tudo isso em um único pacote, será necessário alguns meses de antecedência.
Por muitas vezes as pessoas acabam escolhendo sempre o mesmo local para tirar férias. Algo que vale a pena arriscar é tentar ir para locais onde ainda não estivemos. Afinal, de rotina já basta a que encaramos diariamente.
Procure saber em alguma agência as opções disponíveis. Ou então tente por conta própria encontrar um lugar que possa te surpreender. Se a ideia é fechar um pacote, fique bem atento.
Em relação a hospedagem, procure obter todas as informações do local. Peça fotos, consulte quem já esteve hospedado, Após escolhido, peça por e-mail a confirmação da reserva.
E pra terminar, vale sempre a lembrança, saiba bem o que espera de suas férias. Se a intenção é descansar, evite lugares onde recebem grande fluxo de turistas nessa época. Locais como praia, por exemplo, devido ao verão são sempre lugares procurados. Para casos como esse, procure lugares mais calmos. De qualquer forma, aproveite ao máximo suas férias, utilize esse tempo para recarregar as baterias para um novo ano que se aproxima.
O importante é que quem planeja sair de férias e viajar esteja ciente não apenas de seus direitos mas também que muitos problemas acontecem por desatenção ou falta de planejamento. Algo muito comum nos últimos tempos esta relacionado com bagagens. Nesse sentido o viajante deve tomar o máximo de cuidados possíveis. Têm sido muito comum o furto de bagagens em diversos aeroportos. Inclusive esse tipo de crime vem crescendo para desespero de muita gente.
A polícia federal já vem desmontando diversas quadrilhas que atuam em aeroportos de grande movimento, como o de Guarulhos por exemplo. Nesse caso a orientação é ficar atento durante todo o tempo com sua bagagem, sempre mantê-la próxima ao corpo e marcá-la com algo específico para que você possa identificá-la. E ao notar que sua bagagem sumiu ou foi trocada, procurar um posto da polícia imediatamente.
Minha mala não veio, e agora?
Depois de muita expectativa, é hora de encarar a realidade
a mala foi extraviada. Nessa hora bate o desespero.
Outro problema que acontece bastante, em várias capitais e principalmente em viagens ao exterior é o caso de extravio de bagagem. A sensação é a pior possível, se posicionar junto a esteira e esperar ansioso pela chegada das malas. O tempo passa, mas não a mala. Nessa hora o desespero bate e é preciso encarar a triste notícia, a mala não esta ali.
O que deve ser sempre dito é que, após o check-in a empresa aérea se torna responsável pela bagagem do viajante. Ou seja, é ela a responsável caso haja qualquer tipo de problema, inclusive sendo obrigada a pagar indenização por danos ou extravio.
Se essa infelicidade acontecer e a bagagem for extraviada é recomendados que a pessoa procure imediatamente o balcão da companhia aérea e registre uma ocorrência ou então nas seções de Aviação Civil da Anac que estão instaladas em cada aeoroporto.