E como ele pode ajudar em sua vida?
Vamos falar um pouco sobre coaching e como as técnicas utilizadas podem mudar a vida das pessoas, com um mix de recursos que utiliza ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras visando à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro. Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. Coaching significa tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória. O processo de Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente assertiva. Conversamos com Fernanda Fernandes especialista em coathing e com Carlos Maia da Ag50. O encontro para o processo de coaching acontece da seguinte forma: O cliente chega para o encontro trazendo um foco de conversação que pode ser de ordem relacional, financeira, profissional, carreira, espiritual, autoconceito e autoestima; ou seja, qualquer área da sua vida. A duração de um encontro gira em torno de 01 hora e meia. O Coach escuta atentamente, contribui com observações e utiliza de perguntas poderosas, colocando o cliente em ação, jamais induz o faz julgamentos. Coaching concentra-se em onde o cliente está hoje e no que esta querendo fazer para chegar onde ele deseja estar amanhã. Life Coaching ou Coaching de Vida, nada mais é do que um processo de aprendizagem que auxilia o coachee (cliente), na produção de resultados que levam ao sentimento de realização pessoal e profissional e melhora do seu desempenho, resultando em qualidade de vida satistatória. Muitas pessoas escolhem suas carreiras basicamente pelo termômetro financeiro, qual provisão é mais rentável financeiramente, qual tem mais espaço no mercado de trabalho atual. Focando principalmente neste ponto. Outros apontam que sofreram influência dos pais. Seja por pressionarem qual carreira escolher ou até mesmo de ver os pais chegarem em casa infelizes com o trabalho, reclamando. Em um caso outro,as chances de futuramente ficarem infelizes é muito grande, pois tem outros aspectos que devem ser avaliados na escolha da sua profissão.
Uma pesquisa recente feita pela International Stress Management no Brasil (Isma-BR), realizada com pessoas de 25 a 60 anos apontou que mais de 70% dos seus entrevistados estão infelizes no seu trabalho.
E muitas apontam que não levaram em consideração se os seus valores estavam sendo preenchidos, seus propósitos, se a profissão escolhida era algo que realmente o satisfazia.
E o resultado de tudo isso é que o impacto não só na vida financeira como o emocional.
Algumas pessoas quando detectam isso mudam de emprego e logo percebem que só trocaram de CNPJ e que aquela insatisfação continua.
Conversamos com Fernanda Fernandes, especialista em coaching que diz ”Em um prazo de mais ou menos 3 meses a 6 meses já começam perceber que essa alternativa não adiantou, então resolvem ficar “acomodados” e com isso impactam nos resultados da empresa pela qual prestam serviços.” E a desmotivação fica maior ainda. Fernanda complementa: ”Outros optam por ir em busca do autoconhecimento e realmente encontrar algo que realmente tem haver com seus valores, com aquilo que dá prazer. O resultado é maravilhoso, pois acabam fazendo o que realmente amam, o que os motiva e o dinheiro passa a ser consequência. E a maioria dos meus clientes que tomaram a decisão passam a ganhar mais do que ganhavam em seus antigos trabalhos. Tem aqueles que ainda não estão ganhando mais do que ganhavam antes, porém tem mais qualidade de vida, tem mais ânimo.” ”Alguns casos que tomavam remédios para dormir, relatam que não fazem mais uso do remédio. Isso só aconteceu por terem feito de forma estruturada com direcionamento.” diz Fernanda
No mundo competitivo de hoje a cobrança pelos resultados, as pressões são muito intensas, nas grandes corporações isso é mais latente ainda. Imagina só você não faz o que realmente gosta e ainda é pressionado para atingir as metas, qual o resultado disso? Desgaste nas relações de trabalho, stress, desânimo e até doenças psicossomáticas percebemos alguns profissionais desenvolverem.
Falamos também com coathing Carlos Maia da empresa AG50, que diz:
”Para o processo de “coaching”, o “coach” disponibiliza diversas ferramentas estruturadas, visando facilitar a compreensão do seu cliente e também para ajudá-lo em suas escolhas.
“Life Coaching”, também pode ser realizado nas empresas, por um profissional de RH que tenha uma formação em Coaching ou também por um Coach externo. As empresas geralmente solicitam um “Coach”, quando percebe no colaborador desmotivação para o trabalho, baixa produtividade, déficit relacional, dificuldades para o trabalho em equipe, dificuldades para exercer a liderança, para promover um colaborador, para humanizar o ambiente de trabalho, etc… ”
Em primeiro lugar vá em busca do autoconhecimento para então entender de forma mais estruturada o que realmente te preenche.
Após encontrar o seu caminho, aquilo que te faz sentir mais realizado, crie um plano de ação, com todos os passos que precisará dar para então viver a vida de forma mais plena e feliz.
Quando planejamos e vamos dando os passos e os resultados acontecerão a médio e longo prazo e mesmo que ainda esteja em um trabalho temporariamente insatisfatório, a pessoa passa a ficar muito mais motivada, porque sabe que é uma questão de tempo para que os seus sonhos se realizem.
A vida passa ter um outro enfoque porque agora ela tem mais sentido, a sensação é:” Estou trabalhando no meu sonho, naquilo que me realiza.
“Para fazer tudo isso de forma planejada, ordenada e estruturada, trabalhar o direcionamento, equilíbrio emocional, foco para a tomada de decisões, passar pelo processo de coaching é o mais assertivo e o que tem apresentado os melhores resultados.” comenta Fernanda.
Temos diversos tipos de couthing existentes nos mercado, entre eles o familiar, de relacionamento, integral, financeiro, esportivo, emagrecimento,inteligencia emocional, nutricional,corporativo, de concurdo, carreira,de equipes in copany, de performace, comunicação, e de liderança. Por isso deixe o cothing entrar em sua vida e trazer para ela todo bem que ele possui.