Variedade de modelos de câmeras fotográficas, celulares, aplicativos ajudam a entender a popularização da fotografia.

A popularização da fotografia

Se o objetivo for seguir uma carreira, tirar fotos dos eventos da família, ou simplesmente buscar as melhores imagens para ilustrarem sua rede social, seja por qual motivo a fotografia está presente no dia a dia de quase todo mundo.

Sua relevância não está apenas no aspectos artístico, áreas que buscam profissionais fotográficos surgem a cada ano como o caso do fotojornalista, por exemplo.

Por mais que nem todo mundo se sinta a vontade na frente de uma câmera fotográfica, ou ache que nunca sai bem na foto, ao contrário daquele seu amigo ou amiga que estão perfeitos em toda e qualquer fotografia tirada, é necessário reconhecer que a fotografia é uma arte, isso é um fato. A chegada das câmeras digitais contribui para a popularização da fotografia que antes era restrita a profissão ou a festas e eventos. Mas como muita coisas nos últimos anos isso vem mudando também pela chegada dos celulares modernos, que são capazes de registrar um momento com total qualidade, ao alcance de todos.

Falando sobre equipamentos, possuir um de qualidade, boas lentes vai contribuir profissionalmente, porém o bom fotógrafo é aquele capaz de conseguir boas fotos em situações adversas, saber escolher a locação, a iluminação, o ângulo, e isso é algo difícil. Claro que estamos falando de profissionais, pessoas que estudaram para chegar nesse nível.

Fotografia como profissão

Se a ideia é tentar seguir uma carreira as opções são as mais variadas, hoje em dia o fotógrafo é reconhecido como um profissional de grande relevância no mercado, deixando de ser uma profissão até certo ponto marginalizada como já foi em um passado não tão distante. Um ramo de atuação interessante e que pode abrir grande portas para o fotógrafo e de quebra ainda pode fazer com que o profissional conheça vários lugares diferente é o Fotojornalismo.

O jornalismo vive um momento em que principalmente o jornalismo web da um destaque enorme para a imagem, em alguns casos tão importantes quanto o próprio texto,
Outra dica é ser uma espécie de freelancer, sair fotografando, indo atrás dos fatos e tentar negociar suas imagens com algum portal de notícias ou jornal, e assim conseguir garantir uma grana extra. Procurar cursos de especialização é sempre bom.

O grande problema é que o equipamento necessário não é algo barato, principalmente as lentes, mas se a ideia for tentar fazer da paixão pela fotografia uma profissão, o investimento valerá e muito a pena.

Artigo anteriorEntrevista Exclusiva: Lucas Lucco
Próximo artigoEntrevista Exclusiva: Inimigos da HP
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui