joao-bosco-vinicius
Matéria e entrevista exclusiva com uma das duplas de maior sucesso atualmente.

Entrevista Exclusiva: João Bosco e Vinicius

Chega uma hora em que os artistas fazem um balanço das carreiras e revisitam lugares bons e conhecidos. No caso de João Bosco & Vinicius essa visita às origens tem um sabor especialíssimo, “João Bosco & Vinicius e seus ídolos – Estrada de Chão”, novo trabalho onde gravaram as músicas que moldaram suas carreiras com participação dos intérpretes originais.

Durante o processo de produção deste, a dupla precursora e das mais influentes do novo sertanejo revisitou os anos do circuito de bares, onde permaneceram por cerca de oito anos. São as músicas que eles ouviam, adoravam e tocavam nos barzinhos, ainda na região pantaneira onde nasceram e surgiram para a música. Ou sejam, são standarts do gênero mais arraizado da música nacional onde dividem os vocais com seus intérpretes originais. O respeito pela obra que desfilam em “Estrada de Chão” é tão grande que mantiveram o máximo dos arranjos originais. Claro que com pitadas dos ingredientes que os tornaram expoentes da nova safra sertaneja neste trabalho que resgata os 22 anos de carreira da dupla. Sim, apesar de jovens eles já têm mais de duas décadas de palco e estúdio. Começaram, aliás, com 12 e 13 anos a cantar juntos.

O trabalho, no entanto, abre com uma canção composta por Roberta Miranda e gravada originalmente por Chrystian e Ralf, “Tempo ao Tempo”, onde dão a carta de apresentação do que virá a seguir. E o que vem a seguir é simplesmente um dream team da canção do campo brasileira.

Começa com Zezé di Camargo e Luciano participando de “Me Leva Pra Casa”, emenda com Chitãozinho e Xororó em “Será Que Eu Sou”, Sérgio Reis e a música que dá título ao álbum, e segue com Bruno e Marrone em “Vida Pelo Avesso”. Tem ainda a participação de Leonardo em A Rotina (Fim de Semana)”.

Matogrosso e Mathias dividem os microfones em “Ponto de Chegada”, Cézar e Paulinho vão junto em “Você é Tudo que Pedi a Deus” e Rionegro e Solimões agraciam a clássica “Trem Bão”.

Já Chico Rey e Paraná contribuem em “Em Algum Lugar do Passado”, Roberta Miranda faz o contraponto vocal doce de “Esperando Você Chegar”, Felipe e Falcão cravam “Hoje Não é Nosso Dia” e Marciano vai na toada de “As Paredes Azuis”.

Depois da participação seguinte, que é a de Leonardo, há espaço para Alan e Alladin em “Liguei para Dizer que te Amo” e um fecho com chave dourada em mais duas originais, sem a presença de outros ídolos, “Morena Linda do Mato Grosso”, onde adulam as belezas da terra de origem, e “Amiga Linda”. Com tantos componentes, o resumo do trabalho vem na frase de João Bosco sobre a expectativa com este “Estrada de Chão”: “Revisitar nossa carreira desde a origem com a participação das pessoas que foram responsáveis por essa é simplesmente a realização de um sonho”. É a melhor pista do quão bom é o trabalho.

Entrevista


Revista Tempos Modernos
: Quais os maiores obstáculos que vocês encontraram no começo da carreira?
João Bosco e Vinicius: Começamos muito cedo. Nos conhecemos com 10 anos, em Coxim. Três anos depois, participamos de um Festival de Música, cantando com concorrentes, antes de resolvermos formar uma dupla. Então passamos por todos os tipos de dificuldade que se pode ter numa carreira dessa. Cantamos muitos anos em barzinhos, por 10 anos, com cachê baixo, às vezes só ajuda de custo mesmo. Depois nos aventuramos em Campo Grande, onde fomos estudar e fazíamos shows para os amigos universitários. Quem nos vê hoje, as vezes não sabe pelas coisas que passamos, como todo artista passa. Mas se acreditar, Deus sempre guarda o melhor para nós.

Revista Tempos Modernos: Quem são seus ídolos na música? Quais são suas referências musicais?
João Bosco e Vinicius: Basicamente todos os artistas que estão no CD Estrada de Chão fazem parte da nossa formação como artista. Mas sem dúvida, uma dupla ícone e modelo para nós, é Chitãozinho e Xororó. Tanto que eles foram os primeiros com quem fomos conversar sobre o projeto Estrada de Chão e que nos apoiaram logo de cara.

Revista Tempos Modernos: Conta pra gente a história da formação da dupla? E a quanto tempo estão juntos?
João Bosco e Vinicius: Em 1993 nesse festival ficamos empatados em segundo lugar. Depois disso, amigos em comum e nossas famílias nos incentivaram a formar uma dupla. Depois de um tempo, resolvemos nos unir, abandonar os festivais e começar a investir na carreira da dupla, cantando em bares e festas na cidade. Em 1999 saímos de Coxim para estudar em Campo Grande e lá também tocávamos em barzinhos e em festas da Universidade onde estudávamos. Já são 22 anos juntos.

Revista Tempos Modernos: O repertório do CD foi muito bem escolhido, Como é feita a escolha das músicas?
João Bosco e Vinicius: Para esse trabalho, o Estrada de Chão, a escolha de repertório foi baseada em nossos tempos de barzinho, em Campo Grande. Não queríamos cantar as músicas clichês dos artistas que escolhemos, mas sim, músicas que tinham a ver com o começo da nossa carreira, que tinham a ver com a nossa história. A ideia era mostrar, também, para a juventude que nos ouve, o som responsável pelo que se tornou a música sertaneja hoje.

Revista Tempos Modernos: Com qual música vocês despontaram para a fama? É a preferida de vocês?
João Bosco e Vinicius: Chora, Me Liga foi a música que mudou nossa carreira, que nos fez ser mais conhecidos em todo Brasil. Não temos uma música preferida, depende do momento, do que queremos ouvir, cada música que gravamos tem um sabor especial.

Revista Tempos Modernos: Uma mensagem final aos seus fãs e aos leitores da revista Tempos Modernos.
João Bosco e Vinicius: Obrigada a todos pelo carinho. Nós ficamos muito felizes com a dedicação que nossos fãs têm com a gente. Nos vemos nos palcos da vida

Artigo anteriorFérias, finalmente! E agora?
Próximo artigoDNA de Sucesso
Tatiane Bertolino
Olá eu sou a Tatiane Bertolino Especialista em Comunicação Empresarial e Network Graduada em Comunicação Social –Jornalismo pela (UNG) Pós Graduada em Comunicação e Marketing pela FMU Especialista em Linkedin Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora(RME) em Guarulhos Ceo do Grupo Tempos Modernos desde 2014 Sócia da aceleradora Metodo3ps Fundadora juntamente com o Luiz Empreendedor do evento Maratona de Negócios das Mulheres Empreendedoras Apresentadora do Programa Empreendendo Online pela Tv Folha Metropolitana Membro BNI Endeavor (Business Networking International).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui