Com o seu novo cd, ‘‘LP’’ recém lançado, Luiza Possi curte uma ótima fase pessoal e a carreira consolidada, construída ao longo de 15 anos. Além do sucesso profissional, a artista também promoveu uma verdadeira revolução em seus hábitos e estilo de vida, o resultado é possível notar a cada vez que a vemos, seja nos palcos, programas de televisão e youtube. E é sobre tudo isso, que Luiza fala na entrevista exclusiva que concedeu à Revista Tempos Modernos.
Na noite de calor do dia 28 de fevereiro de 2016, Luiza Possi cantava e encantava a plateia em um show repleto de emoção. Era a apresentação que encerrava as atividades do Tom Jazz na Avenida Angélica, em São Paulo. Alguns dias após a marcante noite, mais precisamente no dia 11 de março, um novo momento de alegria para a artista, seu novo CD, “ LP” foi lançado oficialmente na internert. O disco físico chegas às lojas nesse mês.
Paralelo a isso, seu canal no Youtube, o “LAB LP”, segue fazendo grande sucesso com as incríveis interpretações que faz de diversas canções marcantes.
Isso sem esquecer de sua participação no The Voice Brasil. Na vida pessoal, a artista conseguiu superar algumas dificuldades. Fatores esses que refletem tanto na sua música, como em seu corpo. O momento é sim incrível para Luiza Possi, de 32 anos, e o céu parece ser o limite para ela. De fato, a cantora, se mostra poderosa nos palcos e dona de si própria fora dele.
Nos últimos anos, Luiza passou por uma verdadeira reestruturação em sua vida. Assim que voltou a morar em São Paulo, buscou fazer uma reflexão sobre tudo após um momento conturbado que vivia no Rio de Janeiro. Procurou dessa forma, fazer uma avaliação pessoal para que pudesse entender o que a fazia mal e resolver essas questões.
Mudou hábitos, promoveu uma reeducação alimentar e tenta canalizar na malhação e nos esportes sua energia e eletricidade, que parecem não ter fim.
Essa medida, por sinal, indiretamente acaba por beneficiar também as pessoas a sua volta. “Gastando minha energia eu mantenho as pessoas em paz, quanto mais eu gasto energia, mais as pessoas ficam em paz”, diz Luiza, já soltando aquela gargalhada tão característica.
O resultado desse processo foi uma Luiza muito mais segura, que conseguiu perder 15 quilos e atingir um corpo de dar inveja.
Mas ela faz questão de deixar claro que isso não foi apenas pela questão estética, mas sim, algo que a faria bem a longo prazo, uma oportunidade de poder dizer não a coisas que não a fariam bem, em “não ceder e dar a chance da parte forte comandar as ações”, em suas próprias palavras.
Mas o bom momento apenas contempla uma carreira de sucesso e muito bem gerida há 15 anos. Nesse tempo foram diversos prêmios, músicas em novelas, uma grande exposição em TV, capas de revista, etc.
Elementos que a credenciaram a ingressar na seleta categoria de primeiro escalão da nova música popular brasileira.
Com a música sempre muito presente desde pequena, Luiza seguiu os passos da mãe, Zizi Possi, para ingressar no mundo artístico, o que de certa forma pode ter preparado-a para uma vida pública. Como não poderia deixar de ser, o que acontece com artistas de grande sucesso, sua vida pessoal desperta grande curiosidade, mas como ela mesm diz, “é o preço a se pagar a quem escolhe uma carreira pública”.
O trabalho de destaque do momento é o álbum novo, onde Luiza buscou pelo que ela mesma ouvia o tempo todo, e na sua cabeça. Por esses motivos, o trabalho foi gravado na sala de sua casa, literalmente.
O título do álbum é uma abreviação de “Long Play”, que era quando a música era composta entre lados A e B, mas “LP”, poderia ser muito bem, a abreviação de seu nome, dado todo o amor colocado em cada faixa do disco. Para a escolha do repertório, a explicação vem de forma simples. “A música arrepia ou não? Se arrepia, entra; se não, não.” enfatiza.
Os dois primeiros singles lançados, foram, “Insight”, onde no clipe, ela explora a questão Trans, e “Aventura”, na qual Luiza faz uma parceria com o amigo Thiaguinho.
Em ‘‘LP, junto como produtor Rodrigo Gorky, Luiza flerta com o Pop, usando batidas eletrônicas que dão uma cara bem legal ao álbum.
Juntamente com o cd novo recém lançado, Luiza se dedica a outro excelente projeto. A cantora possui um canal no Youtube, o “LAB LP”, um laboratório musical, onde a cada semana ela faz performances exclusivas de diversos sucessos, músicas que ela mesma ouve no seu dia a dia. O repertório aborda todo tipo de música, desde clássicos dos Beatles até o tema de Rei Leão “Hakuna Matata”, passando por músicas dos Paralamas do Sucesso, Charlie Brown Jr., Amy Winehouse, Bob Marley e Roberto e Erasmo Carlos.
Uma característica bem legal do canal é o clima descontraído e intimista, onde Luiza e sua banda interagem em diversos momentos com quem está assistindo, o que faz com que a pessoa do outro lado da tela realmente se sinta ali junto deles, assistindo à apresentação no estúdio. Os vídeos são super bem produzidos e os incríveis músicos que a acompanha também merecem destaque.
O projeto é tão bem-sucedido, que inclusive é requisitado no momento em que ela é procurada para fazer algum show, “O “Lab” possui uma identidade, muita gente que vai comprar o show já liga e fala, “eu quero aquela música do Lab, aquela versão, eu quero aquela…”.
O momento de Luiza é excelente e isso se deve ao amor e gana com que a artista e sua equipe encaram cada etapa. O cd novo já está disponível, suas apresentações, o canal no youtube, clipes, muitas coisas que os fãs que a seguem fielmente podem usufruir, tudo feito com amor para eles. O que sempre pautou a carreira de sucesso de Luiza. E que assim seja por muito tempo.
Revista Tempos Modernos: O seu cd novo, “LP”, foi lançado no início de março. Quais as expectativas para esse trabalho?
Luiza Possi: Na verdade, eu procurei o tempo todo não ter expectativa, porque a real é que a gente não sabe nunca o que vai acontecer, as vezes você acha que o disco vai acontecer de tal jeito e as coisas acontecem de outro. Eu tenho é muito amor, muita vontade de trabalhar o cd, tenho muito orgulho dele, da produção gráfica, da musical que a gente fez com tanto cuidado. Queria um disco que eu ouvisse assim como eu ouço as músicas que me motivam a acordar e a viver meu dia e essa missão eu acho que cumpri, então eu já estou feliz.
RTM: Como foi fazer o clipe de “Insight”?
Luiza Possi: A ideia foi do Rodrigo Gorky que é o produtor do disco comigo. A gente queria fazer algo que fosse impactante, que tivesse uma mensagem. É um clipe que fala sobre diversidade, a gente lançou no Dia Nacional Da Visibilidade Trans. Muita gente me agradeceu por ter levantado essa bandeira da diversidade, de poder ser diferente. E para mim foi uma satisfação pessoal também, eu posso ser mulher e poder querer me vestir de homem, ter minhas escolhas, todo mundo pode, sabe!?. Então foi essa a bandeira que a gente quis levantar, da diversidade cultural, musical, da diversidade como um todo.
RTM: No seu canal no Youtube, O “Lab LP”, você interpreta diversos sucessos. Como é apresentar esse trabalho?
Luiza Possi: O Lab é uma coisa que fala por si só, ele possui uma identidade. Muita gente que vai comprar o show já liga e fala, “eu quero aquela música do Lab, quero aquela versão”. Na verdade ele foi o precursor do “LP”. Foi ali que a gente começou a experimentar a batida, levadas, bateria, eletrônicos, tudo começou lá, sabe!?
RTM: Como é seu contato com os fãs através das redes sociais?
Luiza Possi: Uma das melhores coisas que a internet pôde nos dar foi exatamente essa proximidade, esse caminho sem interlocutor entre quem quer falar e quem quer ouvir.
RTM: Há alguns anos você parou de fumar, deu atenção aos esportes. Em que momento achou que precisava mudar seus hábitos?
Luiza Possi: Quando eu voltei a morar em São Paulo, eu comecei a reorganizar minha vida. Saí de um momento bem ruim que eu estava vivendo no Rio, aí comecei a me cuidar mais. Não gosto de ter variações, tipo, hoje eu acordo bem, amanhã eu acordo inchada e não sei o porquê, então eu fui me investigar, ver como é o meu funcionamento e trabalhar para me fazer bem todos os dias. Isso foi um grande ganho pra minha vida. E esportes eu retomei de uma maneira bem pesada porque me faz muito bem e é uma forma de eu manter as pessoas em paz, quanto mais eu gasto energia mais as pessoas ficam em paz.
RTM: Sobre seu corpo, como foi o processo até atingir a forma física que você achava ideal, que desejava?
Luiza Possi: Isso foi uma conquista. Não apenas pela parte estética e física, mas em conseguir fazer restrição, conseguir fazer o que me faz bem a longo prazo, não ceder a desejos pequenos que vão me trazer uma felicidade muito temporária. É um treino diário de fazer restrição, de dizer não para a preguiça, para sua parte fraca, ter a escolha da parte forte comandar. Então tudo que tem a ver sobre nutrição e estilo de vida, tem mais a ver com o que eu consigo extrair de mim, todos os dias. E nisso eu me sinto muito vitoriosa, graças a Deus.
RTM: Como é sua rotina de cuidados com a pele, maquiagem, cabelo? É muito vaidosa nesse sentido?
Luiza Possi: Até que não sou vaidosa nesse sentido, eu sou cuidadosa. Eu tive um problema muito sério de acne, então eu não posso não tirar a maquiagem, não posso usar qualquer produto. Mas quem me maquia sou eu, quem faz meu cabelo sou eu. Na estrada eu que faço essas coisas, aí eu vou descobrindo novos jeitos de fazer, e é legal, eu gosto disso, acaba fazendo parte de um ritual.
RTM: Te incomoda o interesse sobre sua vida particular?
Luiza Possi: As pessoas falam bastante, mas falam bastante do meu trabalho também. Acontece que a gente escolheu uma vida pública, então tem que saber que tudo vai ser dito, tudo vai ser falado. Não dá pra querer tudo, querer que falem, querer que não falem, querer que saibam, depois querer que não saibam. Então é uma coisa que a gente tem que aprender a lidar.
RTM: Como foi fazer o último show do Tom Jazz, no endereço da Av. Angélica?
Luiza Possi: Eu sou diretora artística de lá, foi um show alegre e triste ao mesmo tempo, emocionante, encerrando um ciclo, mas também de esperança e renovação. Foi bem diferente, mas eu senti que eu tinha responsabilidade de fazer isso, tenho um vínculo muito grande com funcionários, eu lutei muito por esse lugar.
RTM: Poderia deixar um recado para os leitores da Revista Tempos Modernos?
Luiza Possi: Bom galera da revista Tempos Modernos, um grande beijo a todos vocês, vida longa, cada vez mais crescimento e muito conhecimento. Um beijo enorme.