Com o youtube como ferramenta de trabalho, alguns jovens fazem além de sucesso, fortuna com canais no site e milhões de seguidores. Muitos deles exercem forte influência no comportamento de muita gente, como Kéfera Buchmann, hoje a maior e mais famosa youtuber do Brasil
Embora cada vez mais presente em nossa rotina, para muita gente aceitar ser possível ficar famoso, influenciar de alguma forma na vida de outras pessoas e ganhar dinheiro através de internet ainda é algo um pouco complicado.
Entretanto não se pode negar que a internet é um mundo a ser explorado. E quem dá largos passos para extrair todo o potencial vem da nova geração. A ferramenta para esse processo é claramente o Youtube. O site de vídeos impulsionou jovens, conhecidos como Youtubers à um nível elevadíssimo de fama, sucesso e grana, acredite, muita grana.
Dependendo de sua faixa etária pode ser que não conheça os nomes deles, mas se perguntar para jovens com idades entre 12 e 30 anos irá se deparar com um alto índice positivo de conhecimento desses novos famosos. O exemplo mais claro desse fenômeno é sem dúvida Kéfera Buchmann.
Para quem não a conhece irei dar uma breve explicação. A jovem curitibana de 22 anos é dona do canal “5inco Minutos” no Youtube, que possui cerca de 7 milhões de inscritos, o maior do Brasil em pessoa física. O que no inicio era apenas uma brincadeira, quando em 2010 fez um vídeo reclamando do barulho de uma vuvuzela na casa de seu vizinho, hoje é profissão. Requisitada para propagandas publicitárias de grandes marcas, que souberam enxergar o potencial não só da internet mas nos clientes em potencial que poderiam angariar explorando a imagem de Kéfera. Estima-se que ela tenha incríveis rendimentos mensais que vão de US$ 6 a US$ 98 mil por mês, isso mesmo dólares.
Outro canal de grande sucesso é o da carioca Júlia, ou “Jout Jout”, como é conhecida na internet. Com uma linguagem um pouco mais voltada para o feminismo mas sempre tratando de assuntos do dia a dia com muito humor, Jout Jout possui uma legião de fãs.
O jovem, principalmente o adolescente que ainda busca uma afirmação, uma construção de personalidade, precisa se identificar com algo e alguém, precisa ver suas experiências sendo contadas por outra pessoa para entender que seus problemas, receios, dúvidas são os mesmo de milhares de outras pessoas.
Junte-se a isso uma linguagem adequada, afinal são jovens falando para outros jovens, uma boa qualidade de imagem e som, muita criatividade, humor e claro, um conteúdo original. Claro que ser tão influente assim e dar voz a milhares de jovens não é algo simples e que irá ocorrer do dia pra noite. Na verdade é bem difícil, exige muito planejamento, dedicação, criatividade e conceitos de estratégia para atingir um público alvo.
Por enquanto vemos apenas uma pequena parte sendo explorada, porém com extremo sucesso. Os números estão aí e não me deixam mentir.