A opção pela corrida ganha força na medida que grandes empresas de material esportivo entram no circuito incentivando potenciais consumidores a começarem com essa saudável prática esportiva.
Já não é novidade pra ninguém que levar uma vida sedentária, sem praticar nenhum tipo de atividade é muito ruim para nós. Por vários motivos, o maior deles é a saúde. Pensando nisso é de extrema importância que alguns hábitos sejam deixados de lado e que novos sejam incorporados em nossa rotina.
Praticar qualquer atividade é recomendado, mas a cada dia mais pessoas escolhem aquela boa e velha corrida.
Praticar uma corrida é algo que não é caro, na verdade precisa-se de muito pouco para iniciar, além de ser uma das mais completas atividades físicas. Juntamente com a natação são sempre recomendados para evitar uma série de problemas de saúde.
Se nas academias é possível ver muita gente dando aquela corrida nas esteiras o mesmo acontece com outras pessoas que resolveram levar essa atividade para o ar livre, parques ou praias. E convenhamos que realmente o estímulo é bem maior quando se pode correr ao ar livre.
E aí notamos algo interessante. Ao mesmo tempo que somos bombardeados com uma série de inovações tecnológicas, acabamos trazendo de volta velhos e ótimos hábitos que em tese seriam substituídos por essas tendências do século XXI.
Levar uma vida sedentária é algo extremamente fácil e tentador. Se pensarmos que hoje em dia praticamente tudo é feito para que o ser humano tenha o mínimo de trabalho possível, que se esforce cada vez menos desempenhando alguma função, seja em casa ou no trabalho. Realmente vencer a preguiça e começar uma atividade pode ser bem difícil. Porém, ultrapassando todos esses obstáculos as pessoas têm se interessado em correr. Principalmente quando se tem algum tipo de incentivo. E isso é o que não falta atualmente.
Não se pode também deixar de notar que alguns aspectos contribuem para o interesse em correr. E não vou nem entrar no quesito saúde porque esse é o maior de todos, como já dissemos. Mas sim um que é puramente comercial. Grandes empresas de material esportivo, sempre visando uma maior venda de seus produtos investem pesado em publicidade que tenham o poder de impulsionar e estimular potenciais consumidores. A norte-americana Nike faz isso muito bem, aproveita de sua enorme gama de atletas patrocinados para promover algum estilo ou atitude. O caso mais recente é o Nike+ running, estrelado por Neymar.
Simultaneamente a propaganda vem o aplicativo de celular, onde você pode “competir” com seus amigos, ver fotos das corridas deles e postar as suas.
Na medida em que a pessoa vai se envolvendo mais com a atividade, vai ficando mais confiante e preparada, as vontades começam a mudar um pouco e uma palavra começa a ganhar forma. Prova.
Após bastante treinamento pode bater aquela vontade de testar a si mesmo, de ver até onde podemos ir. E para isso nada melhor do que uma competição.
E mais uma vez temos grandes marcas esportivas dando aquela mãozinha. São diversas provas que são patrocinadas por alguma marca de material esportivo. Para todos os níveis de corredores, desde aqueles que iniciaram a pouco tempo até os mais experientes, que já conseguem competir em provas maiores.
O grande problema da corrida, o que na verdade não é da atividade em si, mas na pessoa que irá começar a praticar, é que por se tratar de um movimento natural do ser humano, algo que não precisa ser ensinado, as pessoas acabam por fazer sem nenhum acompanhamento.
De fato qualquer um de nós pode correr sem a necessidade de orientações mais detalhadas. Entretanto se a ideia é começar como atividade física é essencial se cercar de uma série de cuidados, evitando assim contusões ou problemas que por ventura possam acontecer por conta do despreparo.
Quando se fala em maratonas então, esse tipo de recomendação faz ainda mais sentido. Optar por dar esse salto na intensidade de atividade requer cuidados médicos, que infelizmente muita gente não tem.
É completamente compreensível que para algumas pessoas ter acesso a especialistas que irão traçar um plano de atividade adequada não é fácil, seja por falta de tempo ou questões financeiras, mas vale a pena um esforço, ao menos para uma avaliação inicial.
DICAS PARA QUEM QUER COMEÇAR A CORRER
Para quem pretende começar sua corrida, preparamos algumas dicas que podem ajudar. As orientações foram feitas pelo professor de educação física Vinicius Heine, do Centro de Práticas Esportivas da USP.
1 – CONSULTE UM MÉDICO: Antes de começar a corrida é essencial uma consulta com um médico, de preferência um cardiologista e ortopedista. Esses profissionais irão examinar e determinar como a atividade deve ser feita.
2 – EQUIPAMENTO ADEQUADO: Dê preferência por roupas leves que possam facilitar seus movimentos. Em relação ao calçado, deve-se observar que nem todas as pessoas possuem um mesmo tipo de pisada, escolha um tênis próprio de corrida e de preferência para aqueles com amortecedores.
3 – COMECE DE FORMA MODERADA: Comece intercalando uma caminhada com uma trotada leve por cerca de 30 minutos. Conforme essa atividade for se tornando mais fácil de ser executada aumente aos poucos o ritmo.